5 de setembro de 2012

Um tour pelo Panamá...


Olá Confetes, hoje vamos fazer um tour inesquecível pelo Panamá....




PanamáCompras livres de impostos, praias no Atlântico ou Pacífico e muitas reservas naturais...

O país ficou conhecido por uma das maiores obras de engenharia da humanidade. Para encurtar distâncias, decidiu-se construir um canal que unisse os Oceanos Atlântico e Pacífico, criando-se o Canal do Panamá. Mais do que um “caminho”, o canal virou uma atração turística, sem dúvida, a mais famosa do país. Mas se engana quem pensa que o Panamá não tem mais a oferecer aos visitantes. O primeiro país da América Central, a partir da América do Sul, tem praias fantásticas, arquipélagos ricos em vida marinha, natureza preservada e vegetação diversificada, além de algumas jóias especiais, como Porto Belo, Patrimônio da Humanidade da Unesco, ou Panamá Vieja, outra área tombada como Patrimônio pela Unesco. Além disso, há uma infinidade de histórias de piratas de dar asas à imaginação de qualquer um...


Vista aérea da Cidade do Panamá


Tão cosmopolita quanto diversificada é a capital do Panamá. Em um contraste fascinante para os turistas,  a cidade combina edifícios modernos, um centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, bairros residenciais ao estilo americano do século passado e uma floresta tropical ao redor de todo o conjunto. 


Colón

Há uma hora, em carro, da Cidade do Panamá, Colón é internacionalmente conhecida por sua zona franca. Os brasileiros mesmos já sabem que é o endereço certo para compras – de eletroeletrônicos a roupas de grifes, passando  por perfumes ou mesmo as lembrancinhas de viagens. Vale ressaltar que compensa a visita para compras no atacado. Mas o que menos gente sabe é que Colón tem uma das jóias do Panamá: Porto Belo. Fundada em 1597, a cidade foi tombada como Patrimônio Histórico pela Unesco em 1980. 

Bocas del Toro


No Oceano Atlântico, Bocas del Toro é uma ilha com casas construídas às margens do mar, de natureza inexplorada. É dona do primeiro Parque Nacional Marinho do Panamá, refúgio de muitas espécies ameaçadas de extinção. A diversidade de vida marinha, sobretudo de corais, também atrai grande variedade de aves, que por sua vez levam para a ilha um sem número de observadores de pássaros e mergulhadores. Distante da Cidade do Panamá cerca de uma hora, em avião, Bocas Del Toro também é rica em vegetação. Por terra, o caminho entre a capital do país e Chiriquí Grande, de onde saem táxis aquáticos para Bocas, é pela “Carretera Interamericana”. 

Playa Blanca

No lado do Oceano Pacífico, Playa Blanca é o destino certo para quem quer viver férias totais, marcadas pelo relax, pela ausência total de preocupações e pelo isolamento. É endereço de alguns dos mais bonitos resorts do país, que trabalham com o sistema “tudo incluído”, ou seja, nada mesmo de preocupação durante a permanência do hóspede nos empreendimentos!  O Decameron é o hotel preferido dos turistas, pois a diversão é total, shows ao vivo todas as noites, recreação, bar aberto, cassino e discoteca  fazem a alegria de todos.


15 Curiosidades do Panamá



1. O Panamá é um país da América Central Continental, ele é dividido ao meio pelo Canal do Panamá que liga os oceanos Atlântico e Pacifico.

2. Sua capital e cidade mais populosa é Panamá. A língua oficial é o espanhol.

3. Foi descoberto em 1501, pelo espanhol Rodrigo de Bastidas, tendo sido explorado mais detalhadamente em 1513, por Vasco Núñez de Balboa, o primeiro espanhol a ver o oceano Pacífico.

4. Em 3 de novembro de 1903, um movimento separatista proclamou a independência do Panamá em relação à Colômbia.

5. É uma nação mestiça. A composição étnica é uma mistura de europeus e indígenas, como os Kuna, os Emberá, os Guaymis e os Chocos. Durante a construção do Canal chegaram ao país trabalhadores chineses, indianos e africanos.

6. A ponte das Américas é a única ligação terrestre entre as duas margens do Canal. A ponte inaugurada em 1962 liga a América do Norte à América do Sul.

7. O Canal do Panamá é o único lugar do mundo onde os comandantes dos navios militares são obrigados a ceder o controlo do barco durante a travessia. Uma equipe de 200 pilotos encarrega-se de levar os barcos de um oceano ao outro sem acidentes.

8. País que esta em pleno desenvolvimento, seu setor comercial esta diretamente ligado ao Canal do Panamá o que faz sua economia estar sempre em constante crescimento.

9. Seus principais cultivos são: a cana de açúcar, o café, a banana, o arroz e o milho. Também tem a pesca que é considerada á cultura mais importante do país, o produto mineral mais importante é o sal.

10. Existem mais de 1.000 espécies distintas de aves, incluindo as migratórias que ficam no Panamá. O quetzal , a arara e a Harpía , que é a Ave Nacional, fazem seus ninhos neste país.

11. É também rico em vida marinha, por estar banhado pelos dois oceanos. Abundam em suas águas as lagostas , camarões , amêijoas e distintos peixes como o merlim , peixe vela , peixe espada , atum , bonito , corvina , barracuda , tintorera , sardinha , pargo e o peixe serra , entre outras espécies.

12. Em épocas especiais e festividades - como Carnaval, férias e festas dos santos dos povoados - transborda o espírito alegre da população e o ambiente se enche de ritmos musicais, danças e celebrações que caracterizam os panamenhos.

13. O museu do Homem, fundado na cidade de Panamá em 1976, protege uma bonita coleção de objetos arqueológicos e etnológicos.

14. A arte no país é uma mistura interessante com muita expressâo no artesanato variado, incluindo trabalhos indígenas como molas, têxteis, cerâmica, máscaras e jóias; e no folclore principalmente com seus trajes como a Pollera que as mulheres usam ou os Tembleques para os homens.

15. No Panamá há vários tipos de culinária, diversos tipos de arroz, carnes, sopas, aves, mariscos, algumas comidas tradicionais são: Arroz com Bacalhau, Picado de carne e Peixe recheado.





Agora temos motivos de sobra pra ir ao Panamá!? Eu gostei e vocês?

Beijos, e até a próxima! 



Um comentário:

  1. Bacana, nunca havia cogitado o Panamá como destino de viagem, e me pareceu um lugar super cheio de belezas e coisas interessantes, valeu a ideia !!!! Alice

    ResponderExcluir